Atividades de Movimento relativo
(resolução no final).
01-(FUVEST-SP) Num vagão ferroviário, que se move com
velocidade Vo=3ms com relação aos trilhos,estão dois meninos que
correm um em direção ao outro, cada um com velocidade V=3m/s, com relação ao
vagão.
A velocidade dos meninos VA e VB, com
relação aos trilhos, será, respectivamente:
a) 6m/s e 0 b) 3m/s e 3m/s c) 0 e 0
d) 9m/s e 0 e) 8ms e 8m/s
02-(UNESP-SP) Entre duas
cidades X e Y, sopra um vento de 50 km/h na direção indicada na figura.
Um avião, que desenvolve 250 km/h em relação ao ar, faz em linha reta a
trajetória XY. Qual das retas abaixo melhor indica (no
plano horizontal de vôo), a inclinação do avião em relação à trajetória
XY?
03-(Univale-MG) Um ultraleve mantém a velocidade de 120km/h
em relação ao ar, mantendo o nariz apontando para o Leste.
Sopra vento Sul com velocidade de 90km/h. Nessas condições,
podemos afirmar que a velocidade do ultraleve em relação à Terra é:
a) 150km/h, na direção sudeste b) 30km/h, na direção
Leste c) 210km/h, na direção sudoeste d) 50km/h, na direção
Nordeste e) 210km/h, na direção Sudeste
04-(UFBA) Um pássaro parte em vôo retilíneo e horizontal do
seu ninho para uma árvore distante 75m e volta, sem interromper o vôo, sobre a
mesma trajetória.
Sabendo-se que sopra um vento de 5m/s na direção e sentido
da árvore para o ninho e que o pássaro mantém, em relação à massa de ar, uma
velocidade constante de 10m/s, determine, em segundos, o tempo gasto na
trajetória de ida e volta.
05-(FUVEST-SP) Um disco roda sobre uma superfície plana, sem
deslizar. A velocidade do centro O é . Em relação ao plano:
a) Qual a velocidade do ponto A? b) Qual a
velocidade o
ponto B?
06-(FEI-SP) Um avião voa com velocidade Va=300km/h
constante do norte para o sul. Em dado momento ele entra em uma região onde o
vento sopra com velocidade VV=150√3km/h de leste para oeste.
Qual deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul que o
avião deverá fazer para chegar a uma cidade situada a 200km ao sul do ponto de
partida?
a) 15o b) 30o
c) 45o d) 60o e)
75o
07-(FGV-SP) Um patrulheiro viajando em um carro dotado de
radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado
por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.
A velocidade indicada pelo
radar após a ultrapassagem é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em
relação ao solo é, em km/h, igual a:
a) 30 b) 45 c) 60 d)
75 --e) 90
08-(CEFET) Numa represa um homem faz seu barco a remo
atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetro por hora.
Se esse mesmo remador estiver num rio cujas águas correm
para o oeste com uma velocidade de 5 quilômetros por hora, determine a velocidade máxima que ele consegue atingir quando:
a) rema no mesmo sentido da correnteza.
b) rema no sentido oposto ao da correnteza.
09-(UFB) Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir
uma velocidade máxima de 8 quilômetros por hora.
Nesse mesmo remado tenta atravessar um rio cujas águas se
movem com uma velocidade de 5 quilômetros por hora como indica a figura a seguir. O rio tem largura de 3,2 km.
Se o barco parte do ponto A, em qual ponto da outra margem o
barco chegará?
O tempo de travessia depende apenas da velocidade do barco
(Vb=8km/h) e da largura do rio (ΔS=3,2km) ---
10-(UERJ-RJ) Um barco percorre seu trajeto de descida de um
rio, a favor da correnteza, com a velocidade de 2m/s em relação à água. Na
subida, contra a correnteza, retornando ao ponto de partida, sua velocidade é
de 8 m/s, também em relação à água.
Considere que:
- o barco navegue sempre em linha reta e na direção da
correnteza;
- a velocidade da correnteza seja sempre constante;
- a soma dos tempos de descida e de subida do barco seja
igual a 10 min.
Assim, a maior distância, em metros, que o barco pode
percorrer, neste intervalo de tempo, é igual a:
a) 1.250 b) 1.500 c)
1.750 d) 2.000 e) 3.000
11-(UFMS-MS) Um carro move-se
com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista
observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo
de 30° com a vertical.
Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem
verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao
carro?
a) 30√3
km/h. b) 60 km/h. c) 120
km/h. d) 30 km/h. e) 80km/h
12-(Ufjf-MG) Um homem parado numa escada rolante leva 10 s
para descê-la em sua totalidade.
O mesmo homem leva 15 s para subir toda a escada rolante de
volta, caminhando contra o movimento dela. Quanto tempo o homem levará para
descer a mesma escada rolante, caminhando com a mesma velocidade com que subiu?
a) 5,00 s b) 3,75 s c)
10,00 s d) 15,00 s e) 7,50 s
13-(CEFET-CE) Partindo de um ponto A das margens de um rio,
um barco, que pode desenvolver velocidade constante Vb de 4,5 m/s,
em relação às águas do rio, atinge a outra margem no ponto C, imediatamente
oposto, arrastado pela correnteza, quando segue em direção a B.
Considere as margens do rio paralelas e despreze qualquer
ação do vento.
Sabendo que as distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m, determine o módulo:
a) da velocidade de arraste do rio (Varr).
b) da velocidade do barco em relação às margens (Vres).
14-(MACKENZIE-SP) Um passageiro em um trem, que se move para
a sua direita em movimento retilíneo uniforme, observa a chuva através da
janela. Não há ventos e as gotas de chuva já atingiram a velocidade limite. O
aspecto da chuva observado pelo passageiro é:
15-(UFMT) Uma pessoa tem velocidade, relativa a uma esteira,
de módulo 1,5m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da
esteira.
A largura da esteira é de 3,0m e sua velocidade de
arrastamento, em relação ao solo em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0m/s.
Calcule:
a) o módulo da velocidade da pessoa, em relação ao solo.
b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo,
ao atravessar a esteira.
16- (UFMG-MG) Dois barcos - I e II - movem-se, em um lago,
com velocidade constante, de mesmo módulo, como representado na figura:
Em relação à água, a direção do movimento do barco I é
perpendicular à do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do
deslocamento dos barcos.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a
velocidade do barco II, medida por uma pessoa que está no barco I, é mais bem
representada pelo vetor
a) P. b) Q. c) R.
d) S.
17-(UFMG-MG) Um menino flutua em uma bóia que está se
movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra bóia, que flutua no
mesmo rio a certa distância do menino, também está descendo a correnteza. As
posição das duas bóias e o sentido da correnteza estão indicados na figura.
Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos
os pontos do rio.Nesse caso, para alcançar a segunda bóia, o menino deve nadar
na direção indicada pela linha:
a) K b) L
c) M d) N
18-(FUVEST-SP) Um navio desloca-se na direção norte-sul com
movimento retilíneo e uniforme de velocidade 10m/s.
Um passarinho, pousado numa das paredes do navio, levanta
vôo na direção leste-oeste, com velocidade constante de 20m/s em relação ao
navio. Para um observador parado no navio, o pássaro:
a) voa na direção leste-oeste com velocidade
√500m/s b) voa na direção aproximada do sudoeste, com velocidade de
√500m/s c) voa na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s
d) voa na direção sudoeste com velocidade de √200m/s e) está em
repouso.
19-(UFPE-PE) Um barco de
comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza de um rio,
passa sob uma ponte de largura D = 25 m, como indicado na figura.
Sabendo-se que a velocidade do barco em relação ao rio é Vb
= 14 km/h, e a velocidade do rio em relação às margens é VR = 4 km/h, determine em quanto tempo o barco passa completamente por baixo da ponte, em segundos.
20-(UFMG-MG) Um barco tenta atravessar um rio com 1,0km de
largura. A correnteza do rio é paralela às margens e tem velocidade de 4,0km/h.
A velocidade do barco, em relação à água, é de 3,0km/h perpendicularmente às
margens. Nessas condições pode-se afirmar que o barco:
a) atravessará o rio em 12 minutos b) atravessará o rio
em 15 minutos c) atravessará o rio em 20 minutos
d) atravessará o rio em 6 minutos e) nunca atravessará
o rio
21-(PUC-RJ) Um avião em vôo horizontal voa a favor do vento
com velocidade de 180 km/h em relação ao solo.
Na volta, ao voar contra o vento, o avião voa com velocidade
de 150 km/h em relação ao solo. Sabendo-se que o vento e o módulo da velocidade
do avião (em relação ao ar) permanecem constantes, o módulo da velocidade do
avião e do vento durante o vôo, respectivamente, são:
a) 165 km/h e 15 km/h b) 160 km/h e 20 km/h c) 155 km/h e 25 km/h d) 150 km/h e 30 km/h
e) 145 km/h e 35 km/h
22-(PUC-RS)) Um avião, voando a
240m/s em relação ao ar, numa altitude onde a velocidade do som é de 300m/s, dispara
um míssil que parte a 260m/s em relação ao avião. Assim, as velocidades do
míssil em relação ao ar e da onda sonora originada no disparo serão,
respectivamente,
a) 260m/s e 40m/s. b) 260m/s
e 60m/s. c) 260m/s e 300m/s. --d) 500m/s e 300m/s e) 500m/s e 540m/s.
23-(UFPI) Uma prancha está apoiada sobre dois cilindros
paralelos, idênticos e dispostos sobre uma superfície horizontal.
Empurrando a prancha com velocidade constante e considerando
inexistente qualquer tipo de deslizamento, seja entre a prancha e os cilindros,
seja entre os cilindros e a superfície horizontal, a relação VP/VC,
entre a velocidade da prancha, VP, e a velocidade do cilindro, VC,
será:
a) 2 B) 1,5 C)
1 D) 1/2 E) 1/4
24-(UFMS-MS-2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento
sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento
representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce
uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx
no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente
atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento
é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse
rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado
perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e
igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis
trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e
chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da
cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
a) A figura A representa corretamente a trajetória do barco;
e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(vmáx+u).
b) A figura B representa corretamente a trajetória do barco;
e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
c) A figura C representa corretamente a trajetória do barco;
e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
d) A figura B representa corretamente a trajetória do barco;
e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(u+vmáx).
e) A figura D representa corretamente a trajetória do barco;
e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
25-(ITA-SP-2009) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas
para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua
velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho
com os motores desligados?
a) 14 horas e 30 minutos b) 13 horas e 20 minutos
c) 7 horas e 20 minutos d) 10 horas
e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância
percorrida pelo barco.
26-(UFAL-AL-010) De dentro de um automóvel em movimento retilíneo
uniforme, numa estrada horizontal, um estudante olha
pela janela lateral e observa
a chuva caindo, fazendo um ângulo (θ) com a direção vertical, com senθ=
0,8 e cos θ= 0,6.
Para uma pessoa parada na
estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v. Se o
velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir que o valor de v é igual a:
a) 48,0 km/h
b) 60,0 km/h c) 64,0
km/h d) 80,0 km/h e) 106,7
km/h
27-(UECE-CE-010) Um barco
pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada.
Em um rio, o
barco pode manter a mesma velocidade com relação à
água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em
relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em
relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido
da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
a) 14 km/h e 8
km/h. b) 10,2 m/s e 11,8 m/s. c) 8
km/h e 14 km/h. d) 11,8 m/s e 10,2 m/s.
28-(UFPR-PR-010) Segundo o
grande cientista Galileu Galilei, todos os movimentos descritos na cinemática
são observados na natureza na forma de composição desses movimentos. Assim, se
um pequeno barco sobe o rio Guaraguaçu, em Pontal do
Paraná, com velocidade de 12 km/h e desce o mesmo rio com velocidade de 20 km/h, a velocidade própria do barco e a velocidade
da correnteza serão, respectivamente:
a) 18 km/h e 2
km/h. b) 17 km/h e 3 km/h. c) 16 km/h e 4 km/h.
d) 15 km/h e 5 km/h. e) 19 km/h e 1 km/h.
Sejam vc a
velocidade da correnteza de vb a velocidade própria do barco ---
na descida --- vb + vc = 20 (I) --- na subida ---
Vb – vc
= 12 (II) --- somando as duas expressões --- (I) + (II) Þ (vb + vc) + (vb – vc) =
32 --- 2 vb = 32 --- vb = 16 km/h ---
Substituindo em (I) --- 16
+ vc = 20 --- vc = 4 km/h --- R- C
29-(UFRN-RN-011) Considere um
grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade
constante
(velocidade de cruzeiro). Em
seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de
pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio. Dois jovens
resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou
de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal
escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria
o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.
Nesse contexto, de acordo com
as Leis da Física, pode-se afirmar que
A) a discussão não é
pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não
inercial, não afetando o movimento da bola.
B) a discussão é pertinente,
pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não
afetando o movimento da bola.
C) a discussão é pertinente,
pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o
movimento da bola.
D) a discussão não é
pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial,
não afetando o movimento da bola.
30-(UNICAMP-SP-011) Quando um
carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção
da velocidade medida pelo aparelho (Vm) para obter a velocidade real
do veículo (Vr). Essa correção pode ser calculada a partir da
fórmula
Vm = Vr ⋅ cos(α) , em que α é o ângulo
formado entre a direção de tráfego da rua e
o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira.
Suponha que o
radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na
qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando
este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo.
Se o radar detectou que o
carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a
a) 66,5
km/h. b) 36 3 km/h.
c) 78 km/h. d) 144 /
3 km/h.
Resoluções
01- R- A (veja teoria)
02- Veja a figura abaixo:
Senβ=50/250=0,2 --- β=aproximadamente 12o
--- R-D
03- Aplicando Pitágoras no triângulo abaixo:
VT2=(120)2 + (90)2
--- VT=150km/h --- R- A
04- Ida do ninho para a árvore (contra o vento)----
VR=5m/s --- VR=ΔS/Δt --- 5=75/Δt ---
Δt=15s --- volta da árvore para o ninho (a favor do vento) --- VR=15m/s
--- VR= ΔS/Δt --- 15=75/Δt --- Δt=5s ---
Δttotal=15 + 5 --- Δttotal=20s
05- R:
a) b)
06- O avião deverá estar orientado na direção
sudeste, para que ele siga a rota norte-sul
Senβ=Vv/Va=150√3/300 ---
senβ=√3/2 --- β=60o --- R- D
07- Vc – velocidade da caminhonete ---
velocidade do carro patrulheiro – Vp=60km/h --- o radar do carro
patrulha indica a velocidade relativa – Vr=30km/h --- Vr=Vc
– Vp --- 30=Vc – 60 --- Vc=90km/h --- R-
E
08- a) V=8 + 5 --- V=13km/h
b) V=8 – 5 --- V=3km/h
09- Vb= ΔS/Δt --- 8= 3,2Δt
--- Δt=0,4h --- nesse tempo, devido à correnteza ele se deslocou ---
Vc= ΔS/Δt ---
5= ΔS/0,4 --- ΔS=2km --- chegará no ponto C.
10- Vsubida= 8 – V --- tsubida=ts
--- Vsubida=d/ts --- 8 – V=d/ts ---
ts=d/(8 – V) --- Vdescida=2 + V --- Vdescida=d/td
--- 2 + V=d/td --- td=d/(2 + V) --- ts
+ td=10min --- ts + td=600 --- d/(8 – V) +
d/(2 + V)=600 --- d(2 + V) + d(8 – V)=600.(8 – V).(2 + V) --- 2d + Vd + 8d
– Vd = 600.(16 + 8V – 2V - V2) --- d=960 + 360V – 60V2 I
--- esta é uma equação do segundo grau cujo gráfico é uma parábola e da
qual se quer determinar o valor máximo para d, que ocorre no vértice da
parábola, de valor Vmáximo=-B/A, onde A=-60 e B=360 (veja I) ---
Vmáximo=-B/A=-360/-60 --- Vmáximo=3, que substituído em
I, nos fornece a distância máxima percorrida --- dmáximo=960
+360.3 – 60.32 --- dmáximo=1500m --- R- B
11-
Sen30o=Vc/Va --- 1/2
=60/Va --- Va=120km/h --- R- C
12- d – comprimento da escada rolante --- parado na
escada --- Ve=d/t=d/10 --- Ve=d/10 --- subindo a
escada --- Vh – Ve=d/15 --- Vh –
d/10=d/15 --- Vh=d/15 + d/10 --- Vh=d/6 ---
descendo a escada --- Vh + Ve=d/t --- d/6 + d/10=d/t
--- 10dt + 6dt=60d --- t=60/16 --- t=3,75s --- R- B
13- Observe as figuras abaixo:
a) No triângulo ABC --- senθ=300/500 ---
senθ=0,6 --- cosθ=400/500 --- cosθ=0,8 --- na figura da
direita --- senθ=Varr/4,5 --- 0,6 =Varr/4,5
--- Varr=2,7m/s
b) cosθ=Vres/4,5 --- 0,8=Vres/4,5
--- Vres=3,6m/s
14- R- B (veja teoria)
15- a) veja figura abaixo
(Vp-s)2 = (Vp-est)2
+ (Vest-s)2 --- (Vp-s)2=(1,5)2
+ (2,0)2 --- Vp-s=2,5m/s
b) o tempo de travessia depende apenas da velocidade
perpendicular à esteira (1,5m/s) e da largura da mesma (3m) ---
V=ΔS/Δt --- 1,5=3/Δt --- Δt=2s ---
substituindo esse tempo em Vp-s= ΔS/Δt --- 2,5= ΔS/2
--- ΔS=5,0m
16- Se você estiver no barco I você verá o barco II
se aproximar de você e, se você estiver no barco II você verá o barco I se
aproximar de você --- R- C
17- Como a distância entre as duas bóias não varia,
elas estão paradas uma em relação a outra. Então, o menino deve nadar
diretamente de uma para outra --- R- A
18- Como o observador está em repouso no navio, a
distância entre ele e o navio não varia e como o pássaro voa na direção
leste-oeste em relação ao navio e consequentemente à pessoa, esta o verá voando
na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s --- R- C
19- Velocidade do barco em relação às margens --- Vb-m=14
+ 4=18km/h=18/3,6=5m/s --- para atravessar totalmente a ponte o barco
percorre ΔS=D + L=25 + 80=105m --- Vb-m=ΔS/Δt ---
5=105/Δt --- Δt=21s
20- Para calcular o tempo que o barco demora para
atravessar o rio usa-se apenas a velocidade do barco em relação à água Vb=3,0km/h
e o comprimento do rio (ΔS=1,0km) --- Vb=ΔS/Δt
--- 3=1/Δt --- Δt=1/3h --- Δt=20min --- R- C
21- A favor do vento --- Va + Vv=180
I --- contra o vento --- Va – Vv=150 II ---
resolvendo o sistema composto por I e II --- Va=165km/h e Vv=15km/h
--- R- A
22- Vm=240 +
260 --- Vm=500m/s --- lembre-se que a velocidade do som
independe da velocidade da fonte --- Vs=300m/s ---
R- D
23- A velocidade do ponto superior do cilindro que
está em contato com a prancha vale 2VC e é igual à velocidade da
prancha Vp, ou seja, Vp=2VC
Portanto --- Vp/Vc=2 --- R- A
24- O tempo de travessia depende apenas da largura do
rio (L) e da velocidade do barco em relação às margens (u) --- u=L/t --- t=L/u
--- quanto maior a velocidade das águas, maior será o deslocamento do barco
para a direita --- R- B
25- Subindo o rio --- V=ΔS/Δt --- Vb
– Va=d/10 (I) --- descendo o rio --- V= ΔS/Δt --- Vb
+ Va=d/4 (II) --- fazendo (II) – (I) --- (Vb + Va)
– (Vb – Va)=4/4 – d/10 --- Vb + Va
– Vb + Va = (5d - 2d)/20 --- 2Va=3d/20
(III) --- descendo o rio com o motor desligado o barco percorre distância d
com velocidade que é a mesma que a da água Va ---
Va=d/t --- d=Vat (IV) ---
substituindo (IV) em (III) --- 2Va=3.Vat/20 ---
t=40/3=13h + 1/3h --- t=13h e 20min --- R- B
26- Dados: vcarro = 80 km/h; sen q = 0,8 e cos q = 0,6 --- a figura abaixo mostra o automóvel e as
velocidades do automóvel
() e da chuva (), para a pessoa parada na beira da
estrada. O diagrama vetorial mostra a composição dessas velocidades para o
estudante --- tg q =Vcarro/V --- senq/cosq=Vcarro/V --- 0,8/0.6=80/V ---
V=60km/h --- R- B
27- Dados: vb = 11 km/h; va = 0,83 m/s = (0,83 ´ 3,6) = 3 km/h --- na descida --- v = vb
+ va = 11 + 3 = 14 km/ h --- na subida
--- v = vb – va
= 11 – 3 = 8 km/ h --- R- A
28- Sejam vc a velocidade da correnteza de vb
a velocidade própria do barco --- na descida --- vb + vc
= 20 (I) --- na subida ---
Vb – vc
= 12 (II) --- somando as duas expressões --- (I) + (II) Þ (vb + vc) + (vb – vc) =
32 --- 2 vb = 32 --- vb = 16 km/h ---
Substituindo em (I) --- 16
+ vc = 20 --- vc = 4 km/h --- R- C
29- Como o transatlântico se move em linha reta com
velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico e comporta-se como se
estivesse em repouso (equilíbrio estático) , não afetando o movimento da bola
--- R- D
30- Observe a figura abaixo --- aplicando o
Teorema de Pitágoras --- 1302 = 502 + x2 ---
x =120 m --- da expressão
boa tarde !!eu gostaria de entender a resolução do exercicio 2,nao seria um vetor para a esquerda???
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