sexta-feira, 27 de abril de 2012

Movimento Relativo (atividades).

Atividades de Movimento relativo 
 (resolução no final).
01-(FUVEST-SP) Num vagão ferroviário, que se move com velocidade Vo=3ms com relação aos trilhos,estão dois meninos que correm um em direção ao outro, cada um com velocidade V=3m/s, com relação ao vagão.
 A velocidade dos meninos VA e VB, com relação aos trilhos, será, respectivamente:
a) 6m/s e 0         b) 3m/s e 3m/s         c) 0 e 0         d) 9m/s e 0         e) 8ms e 8m/s

02-(UNESP-SP) Entre duas cidades X e Y, sopra um vento de 50 km/h na direção indicada na figura. Um avião, que desenvolve 250 km/h em relação ao ar, faz em linha reta a trajetória XY. Qual das retas abaixo melhor indica (no plano horizontal de vôo), a inclinação do avião em relação à trajetória XY?

03-(Univale-MG) Um ultraleve mantém a velocidade de 120km/h em relação ao ar, mantendo o nariz apontando para o Leste.
Sopra vento Sul com velocidade de 90km/h. Nessas condições, podemos afirmar que a velocidade do ultraleve em relação à Terra é:
a) 150km/h, na direção sudeste      b) 30km/h, na direção Leste      c) 210km/h, na direção sudoeste      d) 50km/h, na direção Nordeste      e) 210km/h, na direção Sudeste

04-(UFBA) Um pássaro parte em vôo retilíneo e horizontal do seu ninho para uma árvore distante 75m e volta, sem interromper o vôo, sobre a mesma trajetória.
Sabendo-se que sopra um vento de 5m/s na direção e sentido da árvore para o ninho e que o pássaro mantém, em relação à massa de ar, uma velocidade constante de 10m/s, determine, em segundos, o tempo gasto na trajetória de ida e volta.

05-(FUVEST-SP) Um disco roda sobre uma superfície plana, sem deslizar. A velocidade do centro O é . Em relação ao plano:
a) Qual a velocidade do ponto A?          b) Qual a velocidade  o ponto B?

06-(FEI-SP) Um avião voa com velocidade Va=300km/h  constante do norte para o sul. Em dado  momento ele entra em uma região onde o vento sopra com velocidade VV=150√3km/h de leste para oeste. Qual deverá ser o ângulo de correção da rota com a direção norte-sul que o avião deverá fazer para chegar a uma cidade  situada a 200km ao sul do ponto de partida?
a) 15o                   b) 30o                    c) 45o                     d) 60o                      e) 75o

07-(FGV-SP) Um patrulheiro viajando em um carro dotado de radar a uma velocidade de 60 km/h em relação a um referencial fixo no solo, é ultrapassado por uma caminhonete que viaja no mesmo sentido que ele.
A velocidade indicada pelo radar após a ultrapassagem é de 30 km/h. A velocidade da caminhonete em relação ao solo é, em km/h, igual a:
a) 30                    b) 45                    c) 60                   d) 75                     --e) 90

08-(CEFET) Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetro por hora.
Se esse mesmo remador estiver num rio cujas águas correm para o oeste com uma velocidade de 5 quilômetros por hora, determine a velocidade máxima que ele consegue atingir quando:
a) rema no mesmo sentido da correnteza.
b) rema no sentido oposto ao da correnteza.

09-(UFB) Numa represa um homem faz seu barco a remo atingir uma velocidade máxima de 8 quilômetros por hora.
Nesse mesmo remado tenta atravessar um rio cujas águas se movem com uma velocidade de 5 quilômetros por hora como indica a figura a seguir. O rio tem largura de 3,2 km.
Se o barco parte do ponto A, em qual ponto da outra margem o barco chegará?
O tempo de travessia depende apenas da velocidade do barco (Vb=8km/h) e da largura do rio (ΔS=3,2km)  --- 

10-(UERJ-RJ) Um barco percorre seu trajeto de descida de um rio, a favor da correnteza, com a velocidade de 2m/s em relação à água. Na subida, contra a correnteza, retornando ao ponto de partida, sua velocidade é de 8 m/s, também em relação à água.
Considere que:
- o barco navegue sempre em linha reta e na direção da correnteza;
- a velocidade da correnteza seja sempre constante;
- a soma dos tempos de descida e de subida do barco seja igual a 10 min.
Assim, a maior distância, em metros, que o barco pode percorrer, neste intervalo de tempo, é igual a:
a) 1.250                    b) 1.500                     c) 1.750                   d) 2.000                      e) 3.000

11-(UFMS-MS) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical.
 Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?
a) 30√3 km/h.                   b) 60 km/h.                     c) 120 km/h.                   d) 30 km/h.               e) 80km/h

12-(Ufjf-MG) Um homem parado numa escada rolante leva 10 s para descê-la em sua totalidade.
 O mesmo homem leva 15 s para subir toda a escada rolante de volta, caminhando contra o movimento dela. Quanto tempo o homem levará para descer a mesma escada rolante, caminhando com a mesma velocidade com que subiu?
a) 5,00 s                 b) 3,75 s                     c) 10,00 s                   d) 15,00 s                     e) 7,50 s

13-(CEFET-CE) Partindo de um ponto A das margens de um rio, um barco, que pode desenvolver velocidade constante Vb de 4,5 m/s, em relação às águas do rio, atinge a outra margem no ponto C, imediatamente oposto, arrastado pela correnteza, quando segue em direção a B.
Considere as margens do rio paralelas e despreze qualquer ação do vento.
Sabendo que as distâncias AC e BC valem, respectivamente, 400 m e 300 m, determine o módulo:
a) da velocidade de arraste do rio (Varr).
b) da velocidade do barco em relação às margens (Vres).

14-(MACKENZIE-SP) Um passageiro em um trem, que se move para a sua direita em movimento retilíneo uniforme, observa a chuva através da janela. Não há ventos e as gotas de chuva já atingiram a velocidade limite. O aspecto da chuva observado pelo passageiro é:

15-(UFMT) Uma pessoa tem velocidade, relativa a uma esteira, de módulo 1,5m/s e direção perpendicular à da velocidade de arrastamento da esteira.
A largura da esteira é de 3,0m e sua velocidade de arrastamento, em relação ao solo em relação ao solo, tem módulo igual a 2,0m/s. Calcule:
a) o módulo da velocidade da pessoa, em relação ao solo.
b) a distância percorrida pela pessoa, em relação ao solo, ao atravessar a esteira.

16- (UFMG-MG) Dois barcos - I e II - movem-se, em um lago, com velocidade constante, de mesmo módulo, como representado na figura:
Em relação à água, a direção do movimento do barco I é perpendicular à do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do deslocamento dos barcos.
Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a velocidade do barco II, medida por uma pessoa que está no barco I, é mais bem representada pelo vetor
a) P.                     b) Q.                      c) R.                     d) S.

17-(UFMG-MG) Um menino flutua em uma bóia que está se movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra bóia, que flutua no mesmo rio a certa distância do menino, também está descendo a correnteza. As posição das duas bóias e o sentido da correnteza estão indicados na figura.
Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos os pontos do rio.Nesse caso, para alcançar a segunda bóia, o menino deve nadar na direção indicada pela linha:
a) K                          b) L                          c) M                          d) N

18-(FUVEST-SP) Um navio desloca-se na direção norte-sul com movimento retilíneo e uniforme de velocidade 10m/s.
 Um passarinho, pousado numa das paredes do navio, levanta vôo na direção leste-oeste, com velocidade constante de 20m/s em relação ao navio. Para um observador parado no navio, o pássaro:
a) voa na direção leste-oeste com velocidade √500m/s      b) voa na direção aproximada do sudoeste, com velocidade de √500m/s      c) voa na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s      d) voa na direção sudoeste com velocidade de √200m/s      e) está em repouso.

19-(UFPE-PE) Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza de um rio, passa sob uma ponte de largura D = 25 m, como indicado na figura.
Sabendo-se que a velocidade do barco em relação ao rio é Vb = 14 km/h, e a velocidade do rio em relação às margens é VR = 4 km/h, determine em quanto tempo o barco passa completamente por baixo da ponte, em segundos.

20-(UFMG-MG) Um barco tenta atravessar um rio com 1,0km de largura. A correnteza do rio é paralela às margens e tem velocidade de 4,0km/h. A velocidade do barco, em relação à água, é de 3,0km/h perpendicularmente às margens. Nessas condições pode-se afirmar que o barco:
a) atravessará o rio em 12 minutos      b) atravessará o rio em 15 minutos      c) atravessará o rio em 20 minutos     
d) atravessará o rio em 6 minutos      e) nunca atravessará o rio

21-(PUC-RJ) Um avião em vôo horizontal voa a favor do vento com velocidade de 180 km/h em relação ao solo.
Na volta, ao voar contra o vento, o avião voa com velocidade de 150 km/h em relação ao solo. Sabendo-se que o vento e o módulo da velocidade do avião (em relação ao ar) permanecem constantes, o módulo da velocidade do avião e do vento durante o vôo, respectivamente, são:
a) 165 km/h e 15 km/h      b) 160 km/h e 20 km/h        c) 155 km/h e 25 km/h      d) 150 km/h e 30 km/h
e) 145 km/h e 35 km/h

22-(PUC-RS)) Um avião, voando a 240m/s em relação ao ar, numa altitude onde a velocidade do som é de 300m/s, dispara um míssil que parte a 260m/s em relação ao avião. Assim, as velocidades do míssil em relação ao ar e da onda sonora originada no disparo serão, respectivamente,
a) 260m/s e 40m/s.    b) 260m/s e 60m/s.    c) 260m/s e 300m/s.    --d) 500m/s e 300m/s    e) 500m/s e 540m/s.

23-(UFPI) Uma prancha está apoiada sobre dois cilindros paralelos, idênticos e dispostos sobre uma superfície horizontal.
Empurrando a prancha com velocidade constante e considerando inexistente qualquer tipo de deslizamento, seja entre a prancha e os cilindros, seja entre os cilindros e a superfície horizontal, a relação VP/VC, entre a velocidade da prancha, VP, e a velocidade do cilindro, VC, será:
a) 2                    B) 1,5                     C) 1                       D) 1/2                         E) 1/4

24-(UFMS-MS-2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.
a) A figura A representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(vmáx+u).
b) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
c) A figura C representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.
d) A figura B representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/(u+vmáx).
e) A figura D representa corretamente a trajetória do barco; e o tempo t para atravessar o rio é igual a t = L/u.

25-(ITA-SP-2009) Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?
a) 14 horas e 30 minutos      b) 13 horas e 20 minutos       c) 7 horas e 20 minutos      d) 10 horas
e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.

26-(UFAL-AL-010)  De dentro de um automóvel em movimento retilíneo uniforme, numa estrada horizontal, um estudante olha
pela janela lateral e observa a chuva caindo, fazendo um ângulo (θ) com a direção vertical, com senθ= 0,8 e cos θ= 0,6.
Para uma pessoa parada na estrada, a chuva cai verticalmente, com velocidade constante de módulo v. Se o velocímetro do automóvel marca 80,0 km/h, pode-se concluir que o valor de v é igual a:
a) 48,0 km/h                         b) 60,0 km/h                           c) 64,0 km/h                      d) 80,0 km/h                        e) 106,7 km/h 

27-(UECE-CE-010)  Um barco pode viajar a uma velocidade de 11 km/h em um lago em que a água está parada. Em um rio, o
barco pode manter a mesma velocidade com relação à água. Se esse barco viaja no Rio São Francisco, cuja velocidade da água, em relação à margem, assume-se 0,83 m/s, qual é sua velocidade aproximada em relação a uma árvore plantada na beira do rio quando seu movimento é no sentido da correnteza e contra a correnteza, respectivamente?
a) 14 km/h e 8 km/h.                 b) 10,2 m/s e 11,8 m/s.                   c) 8 km/h e 14 km/h.                    d) 11,8 m/s e 10,2 m/s. 

28-(UFPR-PR-010) Segundo o grande cientista Galileu Galilei, todos os movimentos descritos na cinemática são observados na natureza na forma de composição desses movimentos. Assim, se um pequeno barco sobe o rio Guaraguaçu, em Pontal do
 Paraná, com velocidade de 12 km/h e desce o mesmo rio com velocidade de 20 km/h, a velocidade própria do barco e a velocidade da correnteza serão, respectivamente:
a) 18 km/h e 2 km/h.         b) 17 km/h e 3 km/h.         c) 16 km/h e 4 km/h.         d) 15 km/h e 5 km/h.      e) 19 km/h e 1 km/h. 

Sejam vc a velocidade da correnteza de vb a velocidade própria do barco  ---  na descida  ---  vb + vc = 20  (I)  ---  na subida  --- 
Vb – vc = 12  (II)  ---  somando as duas expressões  ---  (I) + (II) Þ (vb + vc) + (vb – vc) = 32  ---  2 vb = 32  ---  vb = 16 km/h  ---
Substituindo em (I)  ---  16 + vc = 20  ---  vc = 4 km/h  ---  R- C

29-(UFRN-RN-011) Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante
 
 (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio. Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.
Nesse contexto, de acordo com as Leis da Física, pode-se afirmar que
A) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.
B) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.
C) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o movimento da bola.
D) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.

30-(UNICAMP-SP-011) Quando um carro não se move diretamente na direção do radar, é preciso fazer uma correção da velocidade medida pelo aparelho (Vm) para obter a velocidade real do veículo (Vr). Essa correção pode ser calculada a partir da fórmula
Vm = Vr cos(α) , em que α é o ângulo formado entre a direção de tráfego da rua e o segmento de reta que liga o radar ao ponto da via que ele mira. Suponha que o radar tenha sido instalado a uma distância de 50 m do centro da faixa na qual o carro trafegava, e tenha detectado a velocidade do carro quando este estava a 130 m de distância, como mostra a figura abaixo.
Se o radar detectou que o carro trafegava a 72 km/h, sua velocidade real era igual a
a) 66,5 km/h.                           b) 36 3 km/h.                               c) 78 km/h.                                 d) 144 / 3 km/h.
 Resoluções
01- R- A  (veja teoria)
02- Veja a figura abaixo:
Senβ=50/250=0,2  ---  β=aproximadamente 12o  ---  R-D
03- Aplicando Pitágoras no triângulo abaixo:
VT2=(120)2 + (90)2  ---  VT=150km/h  ---  R- A
04- Ida do ninho para a árvore (contra o vento)----  VR=5m/s  ---  VR=ΔS/Δt  ---  5=75/Δt  ---  Δt=15s  ---  volta da árvore para o ninho (a favor do vento)  ---  VR=15m/s  ---  VR= ΔS/Δt  ---  15=75/Δt  ---  Δt=5s  ---  Δttotal=15 + 5  ---  Δttotal=20s
05- R:
a)    b)
06- O avião deverá estar orientado na direção sudeste, para que ele siga a rota norte-sul

Senβ=Vv/Va=150√3/300  ---  senβ=√3/2  ---  β=60o  ---  R- D
07- Vc – velocidade da caminhonete  ---  velocidade do carro patrulheiro – Vp=60km/h  ---  o radar do carro patrulha indica a velocidade relativa – Vr=30km/h  ---  Vr=Vc – Vp  ---  30=Vc – 60  ---  Vc=90km/h  ---  R- E
08- a) V=8 + 5  ---  V=13km/h
b) V=8 – 5  ---  V=3km/h
09- Vb= ΔS/Δt  ---  8= 3,2Δt  ---  Δt=0,4h  ---  nesse tempo, devido à correnteza ele se deslocou  ---  Vc= ΔS/Δt  --- 
5= ΔS/0,4  ---  ΔS=2km  ---  chegará no ponto C.
10- Vsubida= 8 – V  ---  tsubida=t---  Vsubida=d/ts  ---  8 – V=d/ts  ---  ts=d/(8 – V)  ---  Vdescida=2 + V  ---  Vdescida=d/td  ---  2 + V=d/td  ---  td=d/(2 + V)  ---  ts + td=10min  ---  ts + td=600  ---  d/(8 – V) + d/(2 + V)=600  ---  d(2 + V) + d(8 – V)=600.(8 – V).(2 + V)  ---  2d + Vd + 8d – Vd = 600.(16 + 8V – 2V  - V2)  ---  d=960 + 360V – 60V---  esta é uma equação do segundo grau cujo gráfico é uma parábola e da qual se quer determinar o valor máximo para d, que ocorre no vértice da parábola, de  valor Vmáximo=-B/A, onde A=-60 e B=360 (veja I)  ---  Vmáximo=-B/A=-360/-60  ---  Vmáximo=3, que substituído em I, nos fornece a distância máxima percorrida  ---  dmáximo=960 +360.3 – 60.32  ---  dmáximo=1500m  ---  R- B
11-
Sen30o=Vc/Va  ---  1/2 =60/Va  ---  Va=120km/h  ---  R- C
12- d – comprimento da escada rolante  ---  parado na escada  ---  Ve=d/t=d/10  ---  Ve=d/10  ---  subindo a escada  ---  Vh – Ve=d/15  ---  Vh – d/10=d/15  ---  Vh=d/15 + d/10  ---  Vh=d/6  ---  descendo a escada  ---  Vh + Ve=d/t  ---  d/6 + d/10=d/t  ---  10dt + 6dt=60d  ---  t=60/16  ---  t=3,75s  ---  R- B
13- Observe as figuras abaixo:
a) No triângulo ABC  ---  senθ=300/500  ---  senθ=0,6  ---  cosθ=400/500  ---  cosθ=0,8  ---  na figura da direita  ---  senθ=Varr/4,5  ---  0,6 =Varr/4,5  ---  Varr=2,7m/s
b) cosθ=Vres/4,5  --- 0,8=Vres/4,5  ---  Vres=3,6m/s
14- R- B  (veja teoria)
15- a) veja figura abaixo

(Vp-s)2 = (Vp-est)2 + (Vest-s)2  ---   (Vp-s)2=(1,5) + (2,0)2  ---  Vp-s=2,5m/s
b) o tempo de travessia depende apenas da velocidade perpendicular à esteira (1,5m/s) e da largura da mesma (3m)  --- 
V=ΔS/Δt  ---  1,5=3/Δt  ---  Δt=2s  ---  substituindo esse tempo em Vp-s= ΔS/Δt  ---  2,5= ΔS/2  ---  ΔS=5,0m
16- Se você estiver no barco I você verá o barco II se aproximar de você e, se você estiver no barco II você verá o barco I se aproximar de você  ---  R- C
17- Como a distância entre as duas bóias não varia, elas estão paradas uma em relação a outra. Então, o menino deve nadar diretamente de uma para outra  ---  R- A
18- Como o observador está em repouso no navio, a distância entre ele e o navio não varia e como o pássaro voa na direção leste-oeste em relação ao navio e consequentemente à pessoa, esta o verá voando na direção leste-oeste com velocidade de 20m/s  ---  R- C
19- Velocidade do barco em relação às margens  ---  Vb-m=14 + 4=18km/h=18/3,6=5m/s  ---  para atravessar totalmente a ponte o barco percorre ΔS=D + L=25 + 80=105m  ---  Vb-m=ΔS/Δt  ---  5=105/Δt  ---  Δt=21s
20- Para calcular o tempo que o barco demora para atravessar o rio usa-se apenas a velocidade do barco em relação à água Vb=3,0km/h e o comprimento do rio (ΔS=1,0km)  ---  Vb=ΔS/Δt  ---  3=1/Δt  ---  Δt=1/3h  ---  Δt=20min  ---  R- C
21- A favor do vento  ---  Va + Vv=180 I  ---  contra o vento  ---  Va – Vv=150 II  ---  resolvendo o sistema composto por I e II  ---  Va=165km/h e Vv=15km/h  ---  R- A
22- Vm=240 + 260  ---  Vm=500m/s  ---  lembre-se que a velocidade do som independe da velocidade da fonte  ---  Vs=300m/s  ---  
R- D
23- A velocidade do ponto superior do cilindro que está em contato com a prancha vale 2VC e é igual à velocidade da prancha Vp, ou seja, Vp=2VC
Portanto  ---  Vp/Vc=2  ---  R- A
24- O tempo de travessia depende apenas da largura do rio (L) e da velocidade do barco em relação às margens (u)  ---  u=L/t  ---  t=L/u  --- quanto maior a velocidade das águas, maior será o deslocamento do barco para a direita  ---  R- B
25- Subindo o rio  ---  V=ΔS/Δt  ---  Vb – Va=d/10 (I)  ---  descendo o rio  ---  V= ΔS/Δt  ---  Vb + Va=d/4 (II)  ---  fazendo (II) – (I)  ---  (Vb + Va) – (Vb – Va)=4/4 – d/10  ---  Vb + Va – Vb + Va = (5d - 2d)/20  ---  2Va=3d/20 (III)  ---  descendo o rio com o motor desligado o barco percorre  distância d com velocidade que é a mesma que a da água Va  --- 
Va=d/t  ---  d=Vat (IV)  ---  substituindo (IV) em (III)  ---  2Va=3.Vat/20  ---  t=40/3=13h + 1/3h  ---  t=13h e 20min  ---  R- B
26- Dados: vcarro = 80 km/h; sen q = 0,8 e cos q = 0,6  ---  a figura abaixo mostra o automóvel e as velocidades do automóvel
() e da chuva (), para a pessoa parada na beira da estrada. O diagrama vetorial mostra a composição dessas velocidades para o estudante  ---  tg q =Vcarro/V  ---  senq/cosq=Vcarro/V  ---  0,8/0.6=80/V  ---  V=60km/h  ---  R- B

27- Dados: vb = 11 km/h; va = 0,83 m/s = (0,83 ´ 3,6) = 3 km/h  ---  na descida  ---   v = vb + va = 11 + 3 = 14 km/ h  ---  na subida 
---  v = vb – va = 11 – 3 = 8 km/ h  ---  R- A
28- Sejam vc a velocidade da correnteza de vb a velocidade própria do barco  ---  na descida  ---  vb + vc = 20  (I)  ---  na subida  --- 
Vb – vc = 12  (II)  ---  somando as duas expressões  ---  (I) + (II) Þ (vb + vc) + (vb – vc) = 32  ---  2 vb = 32  ---  vb = 16 km/h  ---
Substituindo em (I)  ---  16 + vc = 20  ---  vc = 4 km/h  ---  R- C
29- Como o transatlântico se move em linha reta com velocidade constante ele está em equilíbrio dinâmico e comporta-se como se estivesse em repouso (equilíbrio estático) , não afetando o movimento da bola  ---  R- D  
30- Observe a figura abaixo  ---  aplicando o Teorema de Pitágoras  ---  1302 = 502 + x2   ---  x =120 m  ---  da expressão
fornecida  --- Vm = Vr cos(α)  ---  72=Vr.120/130  ---  Vr=78km/h  ---  R- C

Um comentário:

  1. boa tarde !!eu gostaria de entender a resolução do exercicio 2,nao seria um vetor para a esquerda???

    ResponderExcluir