Exercícios resolvidos de Cinemática Vetorial
Atividades: ( respostas comentadas no final).01-(PUCCAMP-SP) Num bairro onde todos os quarteirões são quadrados e as ruas paralelas distam 100m uma da outra, um transeunte faz o percurso de P a Q pela trajetória representada no esquema
O deslocamento vetorial desse transeunte tem módulo, e
metros, igual a:
a) 300 b) 350 c)
400 d) 500 e) 700
02-(UFB) Um móvel percorre metade de uma circunferência de
raio R=5m. Determine:
a) A intensidade de seu deslocamento vetorial e de seu deslocamento
escalar (distância percorrida sobre a circunferência)
03-(PUC-MG) Você e seu amigo resolvem ir ao último andar de
um edifício. Vocês partem juntos do primeiro andar. Entretanto, você vai pelas
escadas e seu amigo, pelo elevador.
Depois de se encontrarem na porta do elevador, descem juntos
pelo elevador até o primeiro andar. É correto afirmar que:
a) o seu deslocamento foi maior que o de seu amigo b) o
deslocamento foi igual para você e para seu amigo c) o deslocamento de4
seu amigo foi maior que o seu d) a distância que seu amigo percorreu foi
maior que a sua
04-(UFB) A fada Sininho, personagem do famoso filme de Walt
Disney, Peter Pan, baseado no livro “Peter and Wendy” de J. M.
Barrie, está voando e descrevendo três quartos de uma
circunferência de raio 4m, do ponto P até o ponto Q, no sentido horário, em 2 s.
Pede-se determinar, nesse deslocamento:
a) a variação de espaço
b) o vetor deslocamento
c) a velocidade escalar média
d) a velocidade vetorial média
05-(UCBA) Uma partícula percorre a trajetória MNPQ,
representada na figura abaixo.
Os instantes de passagem pelos diferentes pontos estão
anotados na figura. Determine, nesses 2s, em cm/s:
a) a velocidade escalar média da partícula
b) a velocidade vetorial média da partícula
06-(UNESP-SP) Nas provas dos 200 m rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posições diferentes na
parte curva da pista e não podem sair de suas raias até a
linha de chegada. Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos
os atletas, o
a) espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes.
b) espaço percorrido e o deslocamento são os mesmos, mas a velocidade vetorial média é diferente.
c) deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes.
d) deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais, mas o espaço percorrido é diferente.
e) espaço percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais.
a) espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes.
b) espaço percorrido e o deslocamento são os mesmos, mas a velocidade vetorial média é diferente.
c) deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes.
d) deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais, mas o espaço percorrido é diferente.
e) espaço percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais.
07-(UERJ) A velocidade vetorial média de um carro de fórmula
1, em uma volta completa do circuito, corresponde a:
(a) 0 (b) 150
(c) 300
(d) 600 e) 700
08-(MACKENZIE-SP) Um corpo é atirado verticalmente para cima
a partir do solo com velocidade inicial de módulo 50 m/s. O módulo de sua
velocidade vetorial média entre o instante de lançamento e o instante em que
retorna ao solo é:
a) 50 m/s b) 25 m/s c)
5,0 m/s d) 2,5 m/s e) zero
09- (PUC-PR) Um ônibus percorre em 30 minutos as ruas de um
bairro, de A até B, como mostra a figura:
Considerando a distância entre duas ruas paralelas
consecutivas igual a 100 m, analise as afirmações:
I. A velocidade vetorial média nesse percurso tem módulo 1 km/h.
II. O ônibus percorre 1500 m entre os pontos A e B.
III. O módulo do vetor deslocamento é 500 m.
IV. A velocidade vetorial média do ônibus entre A e B tem
módulo 3 km/h.
Estão corretas:
a) I e III. b) I e IV.
c) III e IV. d) I e II. e) II e III.
10-(CFT-CE) Uma partícula desloca-se sobre a trajetória
formada pelas setas que possuem o mesmo comprimento L. A razão entre a
velocidade escalar média e a velocidade vetorial média é:
a) 1/3 b) 2/3
c) 1 d) 3/2 e) 2
11-(PUC-SP) Se a velocidade vetorial de um ponto material é
constante e não nula, sua trajetória:
a) é uma parábola b) pode ser retilínea, mas não necessariamente
c) deve ser retilínea d) é uma circunferência e) pode ser uma curva
qualquer
12-. (Unicamp-SP) A figura a seguir representa um mapa da
cidade de Vectoria o qual indica a orientação das mãos do tráfego.
Devido ao congestionamento, os
veículos trafegam com
velocidade escalar média de 18 km/h. Cada quadra desta cidade mede 200 m
por 200 m (do centro de uma rua ao centro da outra rua). Uma ambulância
localizada em A precisa
pegar um doente localizado bem no meio da quadra em B, sem andar na
contramão.
a) Qual o menor tempo gasto (em minutos) no percurso de A
para B?
b) Qual é o módulo do vetor velocidade média (em km/h) entre os pontos A e B?
b) Qual é o módulo do vetor velocidade média (em km/h) entre os pontos A e B?
13-(UFRN)A figura abaixo representa o deslocamento de um
móvel em várias etapas. Cada vetor tem módulo igual a 20m.
A distância percorrida pelo móvel e a intensidade do vetor
deslocamento são, respectivamente:
a) 20√5m e 20√5m b) 40m e 40√5m
c) 100m e 20√5m d) 20√5m e 40m e) 100m e 40√5m
14-(UFPI) Na figura a seguir, A e B são cidades, situadas
numa planície e ligadas por cinco diferentes caminhos, numerados de 1 a 5.
Cinco atletas corredores,
também numerados de 1 a 5, partem de A para B, cada um seguindo o
caminho correspondente a seu próprio número. Todos os
atletas completam o percurso em um mesmo tempo.
Identifique a opção correta:
a) Todos os atletas foram, em média, igualmente rápidos.
b) O atleta de número 5 foi o mais rápido.
c) O vetor velocidade média foi o mesmo para todos os
atletas.
d) O módulo do vetor velocidade média variou, em ordem
decrescente, entre o atleta 1 e o atleta 5.
e) O módulo do vetor velocidade média variou, em ordem
crescente, entre o atleta 1 e o atleta 5.
15-(UEPG-PR) Pode-se considerar a velocidade pelo aspecto
vetorial e escalar. Com relação à velocidade vetorial, quando o
corpo descreve uma trajetória qualquer, assinale o que for
correto e dê como resultado a soma dos números correspondentes:
(01) Em qualquer ponto da trajetória, a soma de suas
componentes é constante se o movimento for uniforme
(2) A direção é sempre tangente à trajetória
(04) è plenamente determinada
quando se conhece seu módulo, sua direção e seu sentido.
(08) Num ponto da trajetória, o módulo da velocidade
vetorial é igual ao valor da velocidade vetorial.
(16) Sendo suas componentes constantes, o movimento é
circular e uniforme
16-(UFPE-PE) Um disco de
plástico é lançado com velocidade inicial Vo = 14 m/s fazendo um
ângulo de 30° com a borda A de uma mesa horizontal, como mostrado na figura.
Após o lançamento, o disco desliza sem atrito e segue uma trajetória em
ziguezague, colidindo com as bordas B e D.
Considerando que todas as
colisões são perfeitamente elásticas, calcule o intervalo de tempo, em unidades
de 10-2 segundos, para o disco atingir a borda C pela primeira vez.
17-(UFB) Quando um carro executa uma curva, com velocidade
constante, ele está acelerado?
Justifique.
18-(UFB) Um móvel se desloca sobre a trajetória circular da
figura no sentido anti-horário. Passa pela primeira vez pelo ponto C em
movimento acelerado, pelo ponto D em movimento uniforme, e pelo ponto A em
movimento retardado.
Esboce a velocidade vetorial , a
aceleração tangencial (), a aceleração centrípeta () e a aceleração
resultante ()
do móvel, quando passar pelos pontos C, D e A.
19-(PUC-MG) Um objeto em movimento circular uniforme passa
pelo ponto A e, 1s após passa pelo ponto B. A aceleração média
nesse intervalo de tempo é, em m/s2:
a) √2 b)
2 c) 0 d) 0,5
e) 4
20-(UFU-MG) As informações do movimento de um móvel:
I- A aceleração tangencial é nula
II- A intensidade da aceleração centrípeta é constante e não
nula
Por isso, pode-se afirmar que:
a) a direção da velocidade é constante b) o movimento é
retilíneo e uniforme c) o movimento é circular e uniforme
d) a intensidade da velocidade não é constante e) o
módulo e a direção da velocidade não são constantes
21-(UNIFESP-SP) Um móvel executa um movimento com velocidade
escalar constante, ao longo de uma trajetória plana composta de trechos
retilíneos e trechos em arcos de circunferências, conforme a figura abaixo.
Os raios de curvatura dos pontos A, B, C, D e E estão
indicados na figura.
Pode-se afirmar, corretamente, que o módulo máximo da
aceleração ocorreu quando o móvel passava nas proximidades do ponto:
a) A b) B c)
C d) D e) E
22-(FUVEST-SP) Uma partícula tem movimento circular
uniforme. Podemos afirmar que:
a) a aceleração vetorial é constante b) o módulo da
velocidade vetorial é constante c) o módulo da aceleração vetorial é nulo
d) a velocidade vetorial é constante e) a velocidade
vetorial tem seu sentido para o centro da trajetória
23-(FUVEST-SP) Um automóvel executa uma volta completa em
uma pista circular, em dois minutos, mantendo constante a
indicação do velocímetro. Em um dos pontos da trajetória, a
aceleração vetorial do automóvel te módulo igual a 4m/s2. O raio da
pista é:
a) zero b) 500m c)
1.000m d) 1.500m e) 3.000m
24-(UFPR-PR) Quatro bolas de futebol, com raios e massas
iguais, foram lançadas verticalmente para cima, a partir do piso de um ginásio,
em instantes diferentes. Após um intervalo de tempo, quando as bolas ocupavam a
mesma altura, elas foram fotografadas e tiveram seus vetores velocidade
identificados conforme a figura a seguir:
Desprezando a resistência do ar, considere as seguintes
afirmativas:
I. No instante indicado na figura, a força sobre a bola b1
é maior que a força sobre a bola b2.
II. É possível afirmar que b4 é a bola que
atingirá a maior altura a partir do solo.
III. Todas as bolas estão igualmente aceleradas para baixo.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira. b) Somente a
afirmativa II é verdadeira. c) Somente a afirmativa III é verdadeira.
d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
25-(ITA-SP) A figura mostra uma pista de corrida A B C D E
F, com seus trechos retilíneos e circulares percorridos por um atleta
desde o ponto A, de onde parte do repouso, até a chegada em
F, onde pára. Os trechos BC, CD e DE são percorridos com a mesma velocidade de
módulo constante.
Considere as seguintes afirmações:
I. O movimento do atleta é acelerado nos trechos AB, BC, DE
e EF.
II. O sentido da aceleração vetorial média do movimento do
atleta é o mesmo nos trechos AB e EF.
III. O sentido da aceleração vetorial média do movimento do
atleta é para sudeste no trecho BC, e, para sudoeste, no DE.
Então, está(ão) correta(s)
a) apenas a I. b) apenas a I e ll. c)
apenas a I e III. d) apenas a ll e III. e) todas.
26-(UFRGS) Um automóvel Z se desloca para a direita mantendo
a velocidade de 60km/h ao longo da trajetória mostrada na
figura:
figura:
Considerando que esse movimento ocorre numa superfície plana horizontal
representada pelo plano desta página(xy), identifique os vetores que melhor
indicam a direção e o sentido da velocidade do automóvel e a aceleração centrípeta
que atua nele ao passar
pelo ponto P.
(PUC-SP) Este enunciado refere-se às questões de números 27
e 28. Um móvel parte do repouso e percorre uma trajetória circular de raio
100m, assumindo movimento uniformemente acelerado de aceleração escalar 1,0m/s2.
27-(PUC-SP) As componentes tangencial e normal da aceleração
valem, respectivamente, após 10s:
a) 1m/s2 e zero b) 10m/s2 e
1m/s2 c) 10m/s2 e 1om/s2 d)
10m/s2 e 100m/s2 e) 1m/s2 e 1m/s2
28-(PUC-SP) O ângulo formado entre a aceleração total e o
raio da trajetória no instante t=10s vale:
a) 180o b) 90o
c) 60o d) 45o e) 30o
29-UFPA)
Uma partícula percorre, com movimento uniforme, uma trajetória não retilínea.
Em cada instante teremos que:
a)
Os vetores velocidade e aceleração são paralelos entre si; b) A
velocidade vetorial é nula;
c)
Os vetores velocidade e aceleração são perpendiculares entre si; d) Os
vetores velocidade a aceleração têm direções independentes; e) O valor do
ângulo entre o vetor velocidade e o vetor aceleração muda de ponto a ponto.
30-(Ufla-MG) Uma criança brinca
com um rotor de um playground, conforme a figura, que está realizando movimento
circular e uniforme com velocidade em módulo de √2m/s.
Entre os instantes t=2s e
t’=4s, o módulo da aceleração média será de :
a) 0 b) -1m/s2
c) 1m/s2 d) √2m/s2
e) √2/2m/s2
31-(UNESP-SP) Suponha que um
professor de Física esteja em repouso no compartimento de um trem, sem contato
visual com o
exterior e que o trem se mova seguindo uma das trajetórias
indicadas na figura.
Se o trem se movesse com velocidade V constante, esse
professor detectaria o movimento do trem em relação à Terra:
a) apenas para o caso da trajetória I b) apenas
para o caso da trajetória II c) para ambas as trajetórias
d) para ambas as trajetórias, se V fosse próxima à
velocidade da luz e) para nenhuma das trajetórias
32-(UFCE-CE) Uma partícula descreve trajetória circular, de
raio r=1,0m, com velocidade variável. A figura mostra a partícula em um dado
instante de tempo em que sua aceleração tem módulo a=32m/s2 e aponta
na direção e sentido indicados.
Nesse instante, o módulo da velocidade da partícula é:
a) 2,0m/s b) 4,0m/s c)
6,0m/s d) 8,0m/s e) 10,0m/s
33-(UFMG-MG) Um ventilador acaba de ser desligado e está
parando vagarosamente, girando no sentido horário.
A direção e o sentido da aceleração da pá do ventilador no
ponto P é:
34-(UEPB) (UEPB) De acordo com
os conceitos estudados em Cinemática, complete adequadamente a coluna da direita
com os itens da esquerda:
(1) Movimento retilíneo e
uniforme. ( ) Velocidade vetorial de direção constante e módulo variável.
2) Movimento retilíneo e uniformemente
variado. ( ) Velocidade vetorial constante.
(3) Movimento circular e
uniforme. ( ) Velocidade vetorial variável em direção e módulo.
(4) Movimento circular e uniformemente
variado. ( ) Velocidade vetorial de módulo constante e direção variável.
Assinale a alternativa que
corresponde à seqüência correta da numeração:
a) 1, 2, 3, 4. b)
2, 1, 4, 3. c) 3, 4, 1, 2. d) 1,
3, 4, 2. e) 3, 4, 2, 1.
35-(FGV-SP)
A figura que melhor representa os vetores velocidade instantânea e aceleração
instantânea , para uma partícula descrevendo um movimento circular uniforme é:
36-(UFSCAR-SP)
Nos esquemas estão representadas a velocidade e a aceleração do ponto material
P. Assinale a alternativa em que o módulo da velocidade desse ponto material
permanece constante.
37-(FATEC-SP) Num certo instante estão representadas a
aceleração e a velocidade vetoriais de uma partícula. Os módulos dessas
grandezas estão também indicados na figura. Dados: sen60o=0,87
cos60o=0,50
No instante considerado , o módulo da aceleração escalar, em
m/s2, e o raio de curvatura, em metros, são, respectivamente,
a) 3,5 e 2,5 b) 2,0 e 2,8 c)
4,0 e 36 d) 2,0 e 29 e) 4,0 e 58
38-
(Uniube-MG) A figura a seguir
representa um pêndulo simples que oscila entre as posições A e B, no campo
gravitacional terrestre. Quando o pêndulo se encontra na posição P, a sua
aceleração resultante é melhor indicada pelo vetor:
a)
1. b)
2. c) 3. d)
4. e) 5.
39-(UECE-CE-2009) Uma partícula puntiforme tem, em certo
instante t, a velocidade, em m/s, dada por vo = 1,0 i - 2,0 j + 5,0
k. Dois segundos depois, sua velocidade, em m/s, é dada por v = 4,0 i - 2,0 j +
1,0 k. No intervalo de tempo considerado, o módulo da aceleração média, em m/s2,
é:
a) 25,0 b) 5,0 c)
1,0 d) 2,5 e) 4,5
40-(UFG-GO-09) No
começo
fiquei assustado. Mas talvez não seja especialmente horrível a idéia que
li na
"Folha" deste domingo, sobre a mais nova profissão do mundo. Trata-se
do "personal amigo", e o nome, por si só, já é um poema. Amigos, por
definição, sempre serão pessoais; o "personal amigo" inverte o
sentido da expressão. Você paga uma taxa - que vai de R$ 50 a R$ 300,
imagino que de acordo com a qualidade do profissional - e fica com uma
pessoa para
conversar, ir com você ao shopping ou
tomar uma água de coco
durante sua caminhada. Seria fácil pôr as mãos na cabeça e ver nessa novidade
mais um sintoma da extrema mercantilização da vida cotidiana dentro dos quadros
do capitalismo avançado. Creio que não se trata disso. Ninguém confundirá
"personal amigo" com um amigo de verdade. Namoro, amizade,
relacionamento? Acho bom que a extrema variação das emoções humanas não fique
limitada a duas ou três palavras. Mandaram-me a notícia de que um site de
livros eletrônicos entrega pelo correio uma fita adesiva para grudar no
computador. A fita tem cheiro de livro real. Eis aí, quem sabe, o segredo do
"personal-qualquer coisa". Ficamos muito tempo navegando no mundo
virtual. Há o medo e a necessidade de entrar em contato físico com a realidade.
Contrata-se um "personal amigo": pode ser um amigo falso, mas é uma
pessoa real. A solidão pode ser driblada nas conversas pela internet. Mas não é
apenas distração e conversa o que se procura: há, como nos adesivos com cheiro
de livro verdadeiro, necessidade de coisa mais profunda, quem sabe até se
religiosa; penso em termos como presença, calor, vida e comunhão.
COELHO, Marcelo.
"Do virtual ao personal". Folha de S. Paulo, São Paulo, 29 ago. 2007,
p. E9. [Adaptado].
O excesso de navegação no
mundo virtual fez com que um cidadão (CI), "ao se sentir obeso",
procurasse um contato físico com a realidade e, para tal, contratou um personal
amigo (PA) para fazer parte de seus exercícios matinais. Suponha que isso tenha
ocorrido em uma praça quadrada de Goiânia, de lado 300 m, conforme a figura a seguir.
Previamente combinado, as
duas pessoas, CI e PA, saíram no mesmo instante de suas posições iniciais, A e
B, representadas na figura, caminhando no sentido anti-horário. CI partiu do
repouso com aceleração de 5,0.10-3 m/s2, e PA andou desde
o início com velocidade constante de 1,0 m/s. Determine, para a posição em que
se encontraram:
a) o vetor velocidade média
(módulo, direção e sentido) do PA;
b) a velocidade escalar média
do CI.
41-(ITA-SP-010) Na
figura, um
ciclista percorre o trecho AB com velocidade escalar média de 22,5 km/h
e, em seguida, o trecho BC de 3,00 km de extensão. No retorno, ao passar
em B, verifica ser
de 20,0 km/h sua velocidade escalar média no percurso então percorrido,
ABCB.
Finalmente, ele chega em A perfazendo todo o percurso de ida e volta em
1,00 h,
com velocidade escalar média de 24,0 km/h. Assinale o módulo v do vetor
velocidade média referente ao percurso ABCB.
a) v = 12,0 km/h
b) v = 12,00 km/h c) v = 20,0
km/h d) v = 20, 00 km/h
e) v = 36, 0 km/h
42-(FUVEST-SP-010) Pedro
atravessa a nado, com velocidade constante, um rio de 60 m de largura e margens paralelas, em 2
minutos. Ana, que bóia no rio
e está parada em relação à água, observa Pedro, nadando no sentido leste-oeste,
em uma trajetória retilínea, perpendicular às margens. Marta, sentada na margem
do rio, vê que Pedro se move no sentido nordeste-sudoeste, em uma trajetória
que forma um ângulo θ com a linha perpendicular às margens. As
trajetórias, como observadas por Ana e por Marta, estão indicadas nas figuras a
seguir, respectivamente por PA e PM.
Se o ângulo θ for tal
que cos θ = 3/5(senθ=4/5), qual o valor do módulo da velocidade
a) de Pedro em relação à
água?
b) de Pedro em relação à
margem?
c) da água em relação à
margem?
43-(UFRN-RN-011) Uma
característica da profissão de carteiro é que ele anda muito através das ruas,
fazendo diversos percursos ao longo do seu dia de trabalho. Considere a situação
do mapa representado pela figura abaixo, na qual um carteiro que se encontra no
ponto A, localizado na Av. Amintas Barros, se desloca 400m até atingir o
cruzamento desta com a Av. Xavier da Silveira,
ambas as avenidas situadas em
Natal (RN).
Em seguida, a partir daquele
cruzamento, o carteiro se desloca por mais 300m nesta última avenida até chegar
ao endereço procurado, localizado no ponto B.
Considerando o percurso e as
orientações indicadas no mapa, pode-se afirmar que o módulo, a direção e o
sentido do vetor deslocamento do carteiro são, respectivamente,
A) 700m, L-O e para L. B)
500m, O-L e para O. C) 500m, O-L e para L. D) 700m, L-O e
para O.
44-(UEPA-PA-011) Ao longo do
ano muitos pássaros migram de seus locais de origem para diferentes regiões
do planeta. Admita que um pássaro migratório se movimente do sul para o norte
com velocidade constante de 20km/h, durante 15 minutos, em uma trajetória
retilínea. Na seqüência ele muda de direção e percorre 5 km, de tal maneira que sua nova velocidade forma um ângulo de 60o com a velocidade
inicial. O módulo do deslocamento resultante do pássaro, a partir do ponto
inicial, em quilômetros, é:
a) 5 b)
3√5 c)
5√2 d)
5√3 e) 10
Resoluções
01- Aplicando Pitágoras no triângulo hachurado ---
d=500m --- R- D
02- a) Supondo que ele se desloque no sentido
anti-horário indo de M para N, o deslocamento vetorial é obtido unindo os pontos M
e N e a intensidade do vetor deslocamento é d=2R=2.5 --- d=10m
--- ΔS=2πR/2= πR=5π --- ΔS=5π m
03- R- B --- Quando um corpo sai de um ponto
A, desloca-se até um ponto B, e retorna ao ponto A, mesmo que com trajetórias
diferentes na ida e na volta, seu deslocamento vetorial é nulo, pois você está
somando e subtraindo dois vetores de mesma direção, mas de sentidos opostos.
04- a) A variação de espaço ΔS representa a
distância efetivamente (realmente) percorrida pelo corpo (distância medida
sobre a trajetória) durante o percurso de 3/4 da mesma ---
ΔS=3/4.2πR=3/4.2π.4 --- ΔS=6π m
b) O vetor deslocamento é obtido unindo-se os pontos P e Q,
com sentido de P para Q
Aplicando Pitágoras no triângulo hachurado --- d2=42
+ 42 --- d=√32 --- d=4√2 m --- direção – oblíqua
--- sentido - sudoeste
c) Vm= ΔS/Δt=6π/2 ---
V=3πm/s
d) Vm=d/Δt=4√2/2 --- Vm=2√2
m/s --- direção – oblíqua --- sentido - sudoeste
05- a) (NP)2=42 + 32 ---
NP=5cm --- ΔS=MN + NP + PQ=4 + 5 + 2 --- ΔS=11cm --- Vm=
ΔS/Δt=11/2 --- Vm=5,5cm/s
b) A velocidade vetorial média é obtida unindo M com Q e com sentido
de M para Q
Aplicando Pitágoras no triângulo hachurado --- d=5cm ---
Vm=d/Δt=5/2 --- Vm=2,5cm/s – inclinada - sudeste
06- R- A (veja teoria)
07- Quando um corpo sai de um ponto A, desloca-se até
um ponto B, e retorna ao ponto A, mesmo que com trajetórias diferentes na ida e
na volta, seu deslocamento vetorial é nulo, pois você está somando e
subtraindo dois vetores de mesma direção, mas de sentidos opostos. Se é nulo, a
velocidade vetorial média também é nula, pois V=d/t --- V=0/t --- V=0 ---
R- A
08- R- E – veja resolução do exercício anterior
09- I – Observe no triângulo hachurado da figura
abaixo que d=3002 + 4002 --- d=500m=0,5km --- Vm=d/t=0,5/0,5
--- V=1km/h -
correta
II- Falsa --- a distância percorrida vale ΔS=200 +
100 + 100 + 100 + 200 + 100 + 300 --- ΔS=1.100m
III- Correta – veja I
R- A
10- velocidade escalar --- Vme=ΔS/Δt=6L/t
--- velocidade vetorial Vmv=d/t --- Lcos60o=L.12=L/2
--- Vmv=L/2 + L + L/2 + L/2 +
L + L/2=4L --- Vmv=4L/t --- t é o mesmo
--- Vme/Vmv=(6L/t)/(4L/t) --- Vme/Vmv=3/2
--- R- D
11- Se a velocidade vetorial é constante e não nula,
ela tem em todos os pontos a mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido
e, nesse caso o movimento só pode ser um movimento retilíneo e
uniforme --- R- C
12- a) veja figura abaixo:
Vm=18km/h=5m/s --- menor caminho --- ΔS=200 + 400 +
200 + 100 =900m --- Vm=ΔS/Δt --- 5=900/t --- t=180s=3minutos
b) A intensidade do vetor deslocamento é obtida aplicando
Pitágoras no triângulo hachurado da figura abaixo --- d2 = 3002
+
4002 --- d=500m --- o tempo de percurso é o
mesmo t=180s --- Vmv=d/t=500/180x3,6 --- Vmv=10km/h
13- ΔS=20 + 20 + 20 + 20 + 20 --- ΔS=100m
--- o deslocamento vetorial é obtido unindo-se A com B, no
sentido de A para B
Aplicando Pitágoras no triângulo hachurado --- d2=402
+ 202 --- d=20√5m --- R- C
14- Como os intervalos de tempo são iguais parara
todos os atletas e o deslocamento vetorial também é o mesmo (obtido, em cada
caso, unindo os pontos A e B), o vetor velocidade média (Vm=d/t),
também será o mesmo para todos os atletas --- R- C
15- (01) Falsa, pois se o movimento for circular e
uniforme a velocidade vetorial varia em direção e sentido.
(02) Correta – veja figuras abaixo
(04) Correta – todo vetor
fica determinado quando se conhece sua intensidade, direção e sentido.
(08) Correta – veja (02)
(16) Falsa – veja (01)
R- soma (02 + 04 + 08)=14
16- No triângulo
abaixo --- sen30o=cateto oposto/hipotenusa=x/d --- 1/2 = x/d
--- x=d/2 --- nessas condições, o triângulo do meio
eqüilátero de lados d ---
como tem-se 3 triângulos eqüiláteros de lados d --- 3d=2,1 --- d=0,7m –
observe na figura acima que ele percorre ΔS=6d=6.0,7 --- ΔS=4,2m
--- V= ΔS/t --- 14=4,2/t --- t=0,3s --- t=30.10-2s
17- Sim, pois sempre que um corpo efetua uma curva
com qualquer velocidade, mesmo constante, surge sobre ele uma força que o
obriga a fazer a curva (no caso a força de atrito), que é denominada força
resultante centrípeta, de direção radial e dirigida para o centro da curva. Se
existe força centrípeta, existirá também aceleração centrípeta também de
direção radial e dirigida para o centro da curva.
18- Observe com
muita atenção cada caso esquematizado na figura abaixo
19- Como ele está em movimento circular uniforme,
a intensidade do vetor velocidade é constante e vale V=√2m/se, então não
existe aceleração tangencial, mas somente centrípeta, de intensidade --- ac=V2/R=(√2)2/0,5=2/0,5
--- ac=4m/s2 --- R- E
20- Se at=0, o movimento é uniforme e se ac=constante
e não nula ele está em trajetória circular (V e R são constantes). Portanto
trata-se de um movimento circular uniforme --- R- C
21- Como a velocidade escalar V é constante, não
existe at, somente ac que é fornecida por ac=V2/R
--- como V é constante, ac é inversamente proporcional a R, ou
seja, menor R – maior ac --- R- C
22- No movimento
circular uniforme, movimento em que a intensidade (módulo) da velocidade
vetorial é constante, sua direção
e sentido variam, poisé
tangente à trajetória em cada ponto. --- R- B
23- Se a indicação do velocímetro é constante a
aceleração tangencial é nula, restando apenas a aceleração centrípeta (ac=V2/R)
---
1voltas completa --- ΔS=2πR ---
Δt=2min=2.60 --- Δt=120s --- V=ΔS/Δt=2πR/120 ---
V=πR/60 --- ac=V2/R --- 4=(πR/60)2/R
--- 4=π2R2/3.600 x 1/R --- 14.400=π2.R
--- R=14.400/π2=14.400/9,9596=1.445,9m --- R- D
24- I- Falsa – como a resistência do ar é desprezada,
a força resultante que age sobre cada bola é seu peso (P=mg,vertical e para
baixo)
II- Correta – sendo a aceleração tangencial constante (at=g),
a maior altura será atingida por aquela que tem maior velocidade inicial.
III_ Correta – pela aceleração da gravidade g, vertical e
para baixo
R- D
25- I- no trecho AB é acelerado com at,
pois partiu do repouso Vo=0 --- nos trechos BC e DE, não tem at
(velocidade constante) mas tem ac (trajetória curva) --- no trecho
EF é retardado com at, pois está freando até parar --- correta
II- correta – num trecho ele acelera e no outro,
retarda.
III- correta – veja figura abaixo
R- E
26- O vetor velocidade é tangente à trajetória e tem
o sentido do movimento (horizontal e para a direita) --- a aceleração
centrípeta é dirigida para o centro da curva (vertical e para baixo) --- R-
e
27- De acordo com o enunciado at=1m/s2
--- V após 10s vale V=Vo + at --- V= 0 + 1.10 --- V=10m/s ---
ac=V2/R=102/100 --- ac=1m/s2
28- Observe a figura abaixo
a2=12 + 12 ---
a=√2m/s2 --- senβ=at/a --- senβ=1/√2
--- senβ=√2/2 --- β=45o
--- R- D
29- Movimento uniforme --- --- e são perpendiculares --- R- C
30- Entre 2s e 4s ele percorreu um quarto do arco da
circunferência --- ΔS=2πR/4 --- V= ΔS/Δt ---
√2=(πR/2)/(4-2) --- 4√2=πR --- R=4√2/π
--- R= 1,8m --- sendo a velocidade constante só existe aceleração
centrípeta, também constante --- ac=V2/R ---
ac= (√2)2/1,9=1,0m/s2
--- R- C
31- Somente na trajetória II, onde existe aceleração
centrípeta e consequentemente força centrípeta e, pelo princípio da inércia ele
se “sentirá jogado”, em sentido contrário ao da curva, tentando sair pela
tangente --- R- B
32- Na figura abaixo a aceleração está decomposta em suas
parcelas e
cos60o=ac/a --- 0,5=ac/32
--- ac=16m/s2 --- ac=V2/R ---
16=V2/1 --- V=4m/s --- R- B
33- Veja esquema abaixo:
R- D
34- R- B (veja teoria)
35- Se está em MCU, a aceleração tangencial é nula, a
velocidade vetorial é tangente e a aceleração é a centrípeta --- R- D
36- R- C --- está em movimento circular uniforme
37- A figura abaixo mostra os vetores e , decompostos a partir do vetor .
sen60o=ac/4 --- 0,87=ac/4
--- ac=3,48m/s2 --- ac=V2/R
--- 3,48=(10)2/R --- R=29m --- cos60o=at/4
--- 0,50=at/4 --- at=2,0m/s2 --- R- D
38-
Veja figura abaixo
R- D
39- Trata-se de uma localização em três dimensões
ΔV=V – V0=(4i – 2j + k) –
(i -2j + 5k) = 4i -2j +k –i +2j – 5k --- ΔV=3i –
4k --- a= ΔV/Δt=(3i
– 4k)/2 --- a=1,5i – 2k
a2=(1,5)2 + (2,0)2
--- a=√6,25 --- a=2,5m/s2 --- R- D
40- a) Como CI parte de A e PA parte de B, o deslocamento
de CI deve ser 300m maior que o deslocamento de PA --- ΔSCI=ΔSPA
+300 --- como o movimento de CI é uniformemente variado e o de PA é uniforme
--- equações de cada um com a origem em A --- ΔSCI=gt2/2
--- ΔSPA=Vt + 300 --- no encontro --- ΔSCI=ΔSPA
--- 5.10-3t2/2=1.t + 300 --- 2,5.10-3t2
– t + 300=0 --- resolvendo a equação --- t=600s (tempo do encontro) ---
deslocamento escalar de PA --- ΔSPA=Vt=1.600 --- ΔSPA=600m
---
como PA percorreu 600m até o
encontro, ele ocorre no ponto D da figura abaixo --- a diagonal do quadrado
(BD) é o
deslocamento vetorial () de PA e tem
intensidade --- d=300√2m --- o vetor velocidade média () tem intensidade
--- Vm=300√2/600 --- Vm ≈ 0,7m/s,
direção --- oblíqua --- sentido --- NO formando um ângulo de 45o
com a horizontal.
b) CI andará 900m até o
encontro --- Vm=900/600 --- Vm=1,5m/s
41- Cálculo do deslocamento em todo o trajeto DS = v.Dt = 24.1 = 24 km --- distância AB pode ser calculada da seguinte forma -- DS = 2.AB + 2.BC --- DS/2 = AB + BC --- AB = DS/2 – BC =24/2– 3 =
12 – 3 = 9 km --- tempo total gasto no trecho ABCB
v = DS/Dt --- Dt = DS/v = (9 + 6)/20= 15/20 --- Dt = 0,75 h --- módulo
da velocidade vetorial média 9/0,75 = 12 km/h
R- A
42- Dados --- largura do rio D = 60 m --- Dt = 2 min = 120 s --- cos q = 4/5 --- sen q =3/5 --- a figura abaixo ilustra as
velocidades, sendo: v a
velocidade de Pedro em relação à margem; Vp/ag: a velocidade de
Pedro em relação à água e vag a velocidade da água.
a) Vp/ag=D/Δt=60/120
--- Vp/ag=0,5m/s
b) Da figura --- cosθ=
Vp/ag/V --- 3/5=0,5/V --- V=2,5/3 --- V=0,83m/s
c) Da mesma figura ---
senθ=Vag/V --- 4/5=Vag/2,5/3 --- Vag=10/15
--- Vag=0,67m/s
43- O vetor deslocamento () do carteiro é obtido unindo-se os
pontos A com B, figura abaixo --- o módulo de
é fornecido pelo teorema de
Pitágoras --- d2=4002 + 3002 --- d=500m
--- direção oeste-leste --- sentido para o leste --- R- C
44- Distância percorrida do sul para o norte ---
V=ΔS/Δt --- 20=ΔS/(15/60) --- ΔS=5km --- o novo
deslocamento de 5km forma um ângulo de 60o com o deslocamento
inicial --- veja a figura abaixo onde
é o vetor deslocamento pedido ---
aplicando a
lei dos cossenos --- d2=52
+ 52 + 2.5.5.cos60o --- d=√75 --- d=5√3m